segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ZIEMBINSKI O GRANDE MESTRE

Ziembinski (Zbigniew Marian Ziembiński) nasceu na Polônia em  7 de março de 1908.
Desde menino esteve envolvido com o teatro em sua terra natal. Em 1941, aos 33 anos de idade, em meio à Segunda Guerra Mundial, veio para o Brasil e aqui ficou até sua morte em 18 de outubro de 1978, aos 70 anos de idade.

No Brasil, Zimba, como era carinhosamente chamado,  foi um dos responsáveis pela modernização das encenações teatrais, especialmente a partir da histórica montagem da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, com o Grupo de Teatro Os Comediantes, em 1943, tendo a colaboração do legendário cenógrafo Tomás Santa Rosa. 

Exímio iluminador e grande ator e diretor, Ziembinski era considerado um grande homem de teatro. Sua fase mais profícua foi no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), nos anos 1950, fase em que participou ativamente de dezenas de espetáculos. Antes disso, já havia mostrado a que veio à frente do Teatro do Estudante, impressionando com a encenação primorosa de Nossa Cidade, de Thornton Wilder, em 1949.

Em fins dos anos 1960 aderiu à televisão, dirigindo e atuando em novelas de época, mas foi nos anos 1970 que ele marcou mais fortemente sua presença no veículo ao atuar em duas novelas revolucionárias de Bráulio Pedroso: O Bofe e O Rebu. Na TV Globo também adaptou e dirigiu vários teleteatros para o programa Caso Especial.

Ziembinski participou em solo brasileiro de mais de 100 montagens teatrais e marcou toda uma geração de artistas que com ele conviveram. Para fazer valer suas idéias muitas vezes era intransigente e colecionou alguns desafetos, mas para todos ele foi uma unanimidade: Um Grande Mestre.

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski
Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski na novela O Rebu

Ziembinski

Ziembinski na peça Vivendo em Cima da Arvore

Ziembinski na novela O Bofe

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski com Cleyde Yáconis, Walmor Chagas, Cacilda Becker, Kleber Macedo e Fredi Kleeman na Cia Teatro Cacilda Becker

Ziembinski dirigiu Cleyde Yáconis na histórica montagem de Toda Nudez Será Castigada

Ziembinski

Ziembinski

Ziembinski na capa do livro Mestre do Palco da Imprensa Oficial

Capa do livro Ziembinski e o Teatro Brasileiro  

Capa do livro Ziembinski - Aquele Bárbaro Sotaque Polonês
 

Ziembinski na capa da revista Cartaz com Renée de Vielmond, Jardel Filho e Betty Faria

Ziembinski na capa da revista Amiga com Jardel Filho  

Ziembinski na capa da revista Cartaz com Arlete Salles e Betty Faria


Fotos - acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril), Sétimo Céu (Bloch Editores), Romântica (Editora Vecchi), Melodias  (Editora APA), Manchete (Bloch Editores), Cartaz (Rio Gráfica e Editora SA), Intervalo (Editora Abril), O Cruzeiro, Jornais Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Imprensa Oficial, site TV Globo, Blog Revista Amiga e Novelas (Césio Gaudereto), Acervo Funarte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário