terça-feira, 26 de setembro de 2023

JORGE BOTELHO O PROMISSOR GALÃ QUE OPTOU PELO SERVIÇO PÚBLICO

 

Jorge Maya Botelho de Sá, em artes Jorge Botelho, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 1947

No início dos anos 1960, cursou o Conservatório Nacional de Teatro no Rio de Janeiro. Também cursou as faculdades de Comunicação, Direito e Engenharia. A estreia no teatro profissional foi em 1967, no espetáculo Giselle, atuando em seguida em mais de uma dezena de espetáculos. O último deles foi E Agora, Hermínia?, com Suely Franco e direção de Bibi Ferreira, em 1982.

A estreia na televisão foi em 1969 na novela A Rosa Rebelde, mas seu primeiro sucesso foi em 1973, vivendo o hippie Nadinho na novela O Bem Amado, de Dias Gomes, na TV Globo. Ainda na década de 1970, já no posto de um dos promissores galãs da emissora, atuou em mais de 10 produções, incluindo sua participação como um dos protagonistas da novela Marrom Glacê em 1979.

Após esse trabalho, no entanto, sua carreira na televisão entrou em declínio, sendo finalizada em 1985, após dois anos atuando no seriado O Sítio do Pica-Pau Amarelo e uma participação na equipe técnica da minissérie Grande Sertão Veredas. Segundo depoimento do próprio ator, esse declínio talvez se deva ao romance dele, na época, com a atriz Isis Koschdoski, que teria despertado os ciúmes de um poderoso diretor da emissora, prejudicando, indelevelmente, a carreira do casal.

Ao longo de sua carreira de ator, Jorge Botelho, além de seus trabalhos na televisão e teatro, atuou em 5 filmes;  trabalhou como repórter das revistas Cartaz e Destino; escreveu e participou de fotonovelas; foi roteirista de cinema e fez assistência de direção na novela Memórias de Amor, uma adaptação para a televisão do romance O Atheneu, de Raul Pompéia. Além de O Bem Amado e Marrom Glacê, Jorge Botelho também se destacou no programa Chico City e teve participação importante na novela Coquetel de Amor, que era apresentada dentro da novela Espelho Mágico, de Lauro César Muniz.

O ator ensaiava a peça Piaf, quando recebeu o comunicado que havia sido aprovado num concurso para ser Fiscal de Imposto de Renda, da Receita Federal. A vida de dificuldades que enfrentara até então e os conselhos de Bibi Ferreira e do diretor Flávio Rangel, o levaram a encarar os treinamentos  finais do concurso em São Paulo, onde permaneceu após a conclusão e aprovação no concurso. Nesse período, separou-se da primeira mulher, mãe de sua primeira filha, que ficara no Rio e posteriormente casou-se com Dona Emilia, sua companheira pelo resto da vida e mãe de seus outros dois filhos.

Casado e pai de três filhos, Jorge Botelho optou pela segurança de um emprego público à insegurança da vida artística, que enfrentara até então. Em 2012, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, aposentando-se do serviço público. O ator morreu em São Paulo, no dia 10 de outubro de 2019, aos 72 anos de idade. 


 

Jorge Botelho

Jorge Botelho

Jorge Botelho

Jorge Botelho

Jorge Botelho


Jorge Botelho em O Bem Amado (TV Globo, 1973), novela de Dias Gomes
 

Jorge Botelho em O Bem Amado

Jorge Botelho e Zilka Salaberry em O Bem Amado

Jorge Botelho com João Paulo Adour em O Bem Amado

Jorge Botelho em O Bem Amado

Jorge Botelho com João Paulo Adour em O Bem Amado

Jorge Botelho com João Paulo Adour, Augusto Olímpio, Zilka Salaberry e Paulo Gracindo  em O Bem Amado

Jorge Botelho com Dilma Lóes em O Bem Amado

Jorge Botelho com Sandra Bréa em O Bem Amado

Jorge Botelho com Sandra Bréa em O Bem Amado

Jorge Botelho, Nelson Caruso e Rui Rezende em Sinal de Alerta (TV Globo, 1978), novela de Dias Gomes

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê (TV Globo, 1979), novela de Cassiano Gabus Mendes

Jorge Botelho com Denise Dumont em Marrom Glacê

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Clodovil e Mila Moreira em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Rosita Thomaz Lopes em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky, Yara Cortes e Louise Cardoso em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Louise Cardoso em Marrom Glacê 

Jorge Botelho com Paulo Figueiredo e Sura Berditchevsky em Marrom Glacê 



Jorge Botelho com Reginaldo Farias e Osmar Prado no filme Aguenta Coração 

Jorge Botelho com Reginaldo Farias e Osmar Prado no filme Aguenta Coração

Jorge Botelho com Lady Francisco no filme Aguenta Coração



Fotos - acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril), Sétimo Céu (Bloch Editores), Romântica (Editora Vecchi), Melodias (Editora APA), Manchete (Bloch Editores), Cartaz (Rio Gráfica e Editora SA), Intervalo (Editora Abril), Ilusão (Editora Abril), O Cruzeiro (Diários Associados), Jornais Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Imprensa Oficial, Blog REVISTA AMIGA & NOVELAS (Césio Gaudereto), site TV Globo, Site Canal Viva, Cedoc (TV Globo), Banco de Conteúdos Culturais (www.bcc.org.br), Site Funarte,  sites diversos da Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário