quarta-feira, 9 de julho de 2014

GUILHERME KARAN UMA NOTA TRISTE NUM RECITAL DE HUMOR

Guilherme Pontes Karan nasceu no Rio de Janeiro em 8 de outubro de 1957. Filho do almirante e Ministro da Marinha no governo João Figueiredo, Alfredo Karan, notabilizou-se na carreira em papéis cômicos, com especial destaque para suas participações no programa TV Pirata (1988/1990) e na novela Meu Bem, Meu Mal (1990), ambas na TV Globo. Seu primeiro trabalho na televisão foi na novela Partido Alto (1984), de Glória Perez, também autora de seu último trabalho no veículo, a novela América (2005). Da mesma autora e sua grande amiga, ele atuou em Carmem (1988), Explode Coração (1995), Pecado Capital (1998), Hilda Furacão (1998) e O Clone (2001).

No teatro foi um dos grandes astros do chamado “Teatro Besteirol”, gênero caracterizado por comédias leves e satíricas, que no mais das vezes fazia rir de situações típicas da classe média carioca.

Em 2005, após  sofrer um assalto em um táxi, onde o motorista foi morto, manifestou-se  em Karan os primeiros sintomas da doença Machado-Joseph, uma síndrome degenerativa que compromete a coordenação motora. Essa doença, que se manifesta  após os 35 anos de idade, é congênita e raríssima no mundo, mas tem alta incidência entre os habitantes da Ilha das Flores (Arquipélago de Açores, Portugal). Ao que consta, o ator, assim como seu irmão, herdou a doença da mãe, de ascendência açoriana.

Com o agravamento da doença, o ator afastou-se de suas atividades artísticas e procurou o isolamento, privando seus inúmeros fãs de um dos mais talentosos e engraçados atores de sua geração. 

Guilherme Karan

Guilherme Karan
Guilherme Karan

Guilherme Karan

Guilherme Karan

Guilherme Karan e Carla Marins
Guilherme Karan e Lizandra Souto

Guilherme Karan e a autora Glória Perez, grandes amigos
Guilherme Karan e Louise Cardoso no filme Leila Diniz 

Guilherme Karan com Yara Amaral na peça Sábado, Domingo e Segunda 

Guilherme Karan com Claudio Savieto na peça Pó de Guaraná 

Guilherme Karan e Miguel Falabella, dupla maestra do chamado "teatro besteirol"
Guilherme Karan e Miguel Falabella

Guilherme Karan e Miguel Falabella, show de humor na comédia As Sereias da Zona Sul

Guilherme Karan e Zezé Polessa

Guilherme Karan e Suzana Vieira, parceiros em Partido Alto (TV Globo, 1984), novela de Glória Perez e Aguinaldo Silva

Guilherme Karan com Suzana Vieira em Partido Alto 

Guilherme Karan com Cristhiane Torloni em Partido Alto 

Guilherme Karan com Suzana Vieira em Partido Alto 
Guilherme Karan com Maitê Proença em Dona Beija (TV Manchete, 1986) 
Guilherme Karan com Darlene Glória em Carmem (TV Manchete, 1988), novela de Glória Perez

Louise Cardoso, Cláudia Raia, Ney Latorraca, Débora Bloch, Luis Fernando Guimarães, Guilherme Karan e Regina Casé, a turma do TV Pirata (TV Globo, 1988/90)

Guilherme Karan em TV Pirata 


Guilherme Karan com Cristina Pereira no programa TV Pirata 

Guilherme Karan com Débora Bloch no TV Pirata
Guilherme Karan com Cristina Pereira e Pedro Paulo Rangel no programa TV Pirata 

Guilherme Karan e Vera Zinmerman, dupla de sucesso em Meu Bem, Meu Mal (TV Globo, 1990), novela de Cassiano Gabus Mendes

Guilherme Karan e Vera Zinmerman em Meu Bem, Meu Mal (TV Globo, 1990), novela de Cassiano Gabus Mendes

Guilherme Karan e Vera Zinmerman em Meu Bem, Meu Mal 

Guilherme Karan e Vera Zinmerman em Meu Bem, Meu Mal 
Guilherme Karan e Vera Zinmerman em Meu Bem, Meu Mal 

Guilherme Karan com Lima Duarte e Fábio Assunção em Meu Bem, Meu Mal 

Guilherme Karan com Lima Duarte e Herson Capri em Meu Bem, Meu Mal

Guilherme Karan com Paulo Autran em Hilda Furacão (TV Globo, 1998), minissérie de Glória Perez

Guilherme Karan com Eri Jonson em O Clone (TV Globo, 2001)novela de Glória Perez
Guilherme Karan em América (TV Globo, 2005)novela de Glória Perez

Guilherme Karan em América

Guilherme Karan com Cláudia Gimenez em América


Fotos - acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril), Sétimo Céu (Bloch Editores), Romântica (Editora Vecchi), Melodias  (Editora APA), Blog Revista Amiga e Novelas (Césio Gaudereto), site TV Globo, Site Canal Viva, Cedoc(TV Globo), sites diversos da Internet 

2 comentários: