terça-feira, 25 de agosto de 2015

REVISTA INTERVALO - A PRIMEIRA GRANDE REVISTA DE TV






Embora a televisão tenha sido implantada no Brasil em 1950, foi só na década seguinte que ela se impôs definitivamente como grande veículo de comunicação de massa. 
Nessa época as novelas começaram a ganhar destaque, mas eram os programas musicais que mais faziam sucesso.  

Na rabeira desse sucesso, em 1963, surgiu a primeira revista especializada em assuntos de TV, com projeção nacional, a revista Intervalo, da Editora Abril. Até o início dos anos 1970 ela reinou quase absoluta. 

Somente a  partir dos anos 1970 com o lançamento da Amiga, pela Editora Bloch, a Intervalo começou a perder terreno. Depois de duas tentativas de mudança de formato, em 1972 a Intervalo deixou de circular, mas sua importância como registro de uma era ficou definitivamente marcada. 

Nesta e nas postagens seguintes vamos fazer uma viagem pelas capas de Intervalo durante os 10 anos de sua existência e relembrar quais foram os grandes nomes que marcaram a televisão brasileira nesse período. À bordo!  


1963


Intervalo - Chico Anysio e Zélia Hoffman
no número Zero da revista - Janeiro de 1963

Intervalo - Morgana

Intervalo - Tônia Carrero

Intervalo - Marisa Gata Mansa

Adicionar legenda

Intervalo - Glória Menezes

Intervalo - Hebe Camargo

Intervalo - TV Rio

Intervalo - Moacir Franco

Intervalo - Tarcísio Meira

Intervalo - Troy Donahue

Intervalo n.49

Intervalo - George Hamilton


                                                                 1964


Intervalo - Suzane Pleshette

Intervalo - Michael Landon

Intervalo - Carnaval

Intervalo - Nancy Kwan

Intervalo - Moacyr Franco

Intervalo - Ben Casey

Intervalo - Neide Monteiro

Intervalo - Steve MacQueen

Intervalo - Jacqueline Myrna

Intervalo - Edd Byrnes

Intervalo - Bonanza


Intervalo - Tarcísio Meira e Glória Menezes

Intervalo - Os Beatles

Intervalo - José Vasconcellos

Intervalo - Iris Bruzzi

Intervalo - Grindl

Intervalo - Idalina

Intervalo - Cheyenne (Clint Walker)

Intervalo - Agnaldo Rayol

Intervalo - Suzanne Pleshette

Intervalo - Cidade Nua

Intervalo - Dr. Kildare (Richard Chamberlain)

Intervalo - David Janssen

Intervalo - Aizita Nascimento
Intervalo - Ronald Golias

Intervalo - Seriados

Intervalo - Conjunto Farroupilha

Intervalo -Tarcísio Meira

Intervalo - Hélio Souto

Intervalo - John Gavin

Intervalo - Francisco Cuoco

Intervalo - Lolita Rodrigues

Intervalo -Richard Chamberlain

Intervalo - Tarcísio Meira e Glória Menezes

Intervalo - Geraldo Del Rey

Intervalo - Dorinha Duval
Intervalo - Sunset Strip

Intervalo - Carlos Zara

Intervalo 100 - Ben Casey

Intervalo 101 - Rinaldo Calheiros


veja também a postagem:
https://astrosemrevista.blogspot.com/2015/08/capas-intervalo-101-200.html


fotos: acervo de Orias Elias

22 comentários:

  1. Parabéns pela postagem... a melhor que vi sobre a Intervalo até agora...

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito bom conteúdo e informacao.
    Eu procuro por exemplares dessa revista para comprar. Mas no Mercado Livre, por exemplo, não achei os números que quero. Saberiam me dizer se há algum lugar em São Paulo que vendam essa revista?

    Meu email: ucapato@hotmail.com

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conheço Ulisses. O lance é ir garimpando no ML. abs

      Excluir
    2. Naci nos anos 50
      E nas décadas de 60
      Eu tive ah.onrra de viver
      Grandes acontecimentos dessa decada eu jaera um
      Sonhador vivo que magia linda nunca mais vai voltar

      Excluir
  3. Parabéns meu amigo pela coleção, tenho alguns exemplares, inclusive a nº 0 com Morgana, mas nada se compara a seu acervo! Se um dia tiver interesse em passar adiante sua coleção, por favor, lembre-se deste pobre mortal aqui, rs! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É para pessoas como você que eu faço esses compartilhamentos. abs

      Excluir
  4. Olá Orias, gostei muito do seu blog. Estou procurando algumas edições digitalizadas de intervalo onde teve o nome de minha mãe publicadas. Sei que é muito ocupado, mas se puder entrar em contato, deixarei o meu e-mail cloramarim@gmail.com. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Estou procurando um rapaz que trabalhou nesta revista ( INTERVALO)como caricaturista entre os anos 1964 À 1966. Só lembro o primeiro nome Dècio. Era um grande amigo. Se puder me passar alguma informação, agradeço. Meu e-mail. beth.maresias@gmail.com.

    ResponderExcluir
  6. A primeira revista especializada em TV foi "7 Dias na TV".

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei desta revista, curti muito na época. Estou à procura de matérias sobre Johnny Mathis, provavelmente entre 1969 a 1975 e outras, se possível, com fotos,.....muitíssimo grata.

    ResponderExcluir
  8. Senhores,

    Procuro pelo exemplar VII n°340, será que consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja no mercado livre. sempre tem bastantes revistas anunciadas. abs

      Excluir
  9. Prezados, minha mãe foi capa de uma das edições da revista intervalo,
    Não sei especificar o ano , mas foi entre 1963 e 1967. Onde consigo garimpar as capas ? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Meu email : angela_delrio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! Em que anos a revista "7 Dias na TV" esteve em circulação?

    ResponderExcluir
  12. Sou fã da Revista Intervalo essas edições dos anos 60. Gostei e agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Olá Orias, tudo bem? Que coleção incrível! Parabéns! Gostaria de ver com você a possibilidade de saber o conteúdo de uma matéria sobre a minha mãe que era artista. Meu email é lis.liscunha@hotmail.com Desde já te agradeço! Abs.

    ResponderExcluir
  14. Conheci em 1966 no Rio de Janeiro essas revista Intervalo. Boas lembranças.

    ResponderExcluir