domingo, 12 de dezembro de 2021

JACYRA SAMPAIO A ETERNA TIA NASTÁCIA

 

Jacyra de Almeida Sampaio nasceu em 28 de agosto de 1922, em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Começou a carreira de atriz somente aos 37 anos, atuando no Teatro Experimental do Negro.

Entre 1960 e 1994, participou de novelas e programas da extinta TV Tupi e da Rede Globo, como:  Imitação da Vida, A Outra Face de Anita, Os quatro Filhos, As Minas de Prata, Redenção, A Muralha, Vidas em Conflito, O Meu Pé de Laranja Lima, Meu Rico Português, Sinhá Moça, Bambolê e As Noivas de Copacabana.

No cinema fez poucos trabalhos, destacando-se O Preço da Vitória, de 1959, A Primeira Missa, de 1961, Compasso de Espera, de 1973 e Que Estranha Forma de Amar, de 1977.

Sua atuação no teatro se deu em peças marcantes e de grande sucesso entre os anos 1959 e 1988, como  Quarto de Empregada, de Roberto Freire, As Feiticeiras de Salem, direção de Antunes Filho com Gloria Menezes, Virtude e Circunstância, com Cacilda Becker, O Sol Tornará a Brilhar, com Aurea Campos, O Círculo do Champagne, com Silvio de Abreu, Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio, com Dulcina de Moraes, Castro Alves Pede Passagem, de Gianfrancesco Guarnieri e Um Piano à Luz da Lua, com Nívea Maria e Othon Bastos. Além da participação na célebre montagem de O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, em 1960, no Teatro Brasileiro de Comédia-TBC, com direção premiada de Flávio Rangel, tendo ao seu lado no elenco outros grandes atores como Leonardo Villar, Nathália Timberg, Cleyde Yáconis e Stênio Garcia.

Mas, indiscutivelmente, foi no papel de tia Nastácia do seriado O Sitio do Pica-pau Amarelo que a atriz marcou presença no imaginário infantil de toda uma geração,  numa realização conjunta da TV Educativa e da TV Globo, que entrou na programação em março de 1977. Adaptada do original de mesmo nome de Monteiro Lobato, autor de mais de 30 livros, a história do Sítio, assim como boa parte de sua obra, era dedicada aos jovens. Segundo seus amigos, a  Tia Nastácia foi um papel que Jacyra teve imenso prazer de catalogar no seu currículo.

A atriz morava no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, com a sobrinha Joana Camargo, e sofria de arritmia cardíaca e falta de ar há alguns anos, quando faleceu, em 29 de setembro de 1998 aos 76 anos de idade.


 

Jacyra Sampaio

Jacyra Sampaio

Jacyra Sampaio

Jacyra Sampaio na peça Quarto de Empregada

Jacyra Sampaio com Léa Garcia e Zózimo Bulbul no filme Compasso de Espera

Jacyra Sampaio com Léa Garcia e Zózimo Bulbul no filme Compasso de Espera

Jacyra Sampaio no programa A Turma do Sete (TV Record 1960)

Jacyra Sampaio na novela Os Quatro Filhos (TV Excélsior, 1965)

Jacyra Sampaio com Cosme dos santos, Antônio Pitanga e Zózimo Bulbul na novela Vidas em Conflito (TV Excélsior, 1969)

Jacyra Sampaio com Maria Isabel de Lizandra e Paulo Goulart na novela A Muralha (TV Excélsior, 1968)

Jacyra Sampaio com Maria  Isabel de Lizandra na novela A Muralha (TV Excélsior, 1968)

Jacyra Sampaio com Abrahão Farc na novela O Meu Pé de Laranja Lima (TV Tupi, 1970)

Jacyra Sampaio com Paulo Figueiredo, Chico Martins e Márcia Maria na novela Meu Rico Português (TV Tupi, 1975)
 
Jacyra Sampaio (sentada, à esquerda) com o elenco da novela Meu Rico Português


Jacyra Sampaio com Zilka Salaberry e André Valli na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo, 1977/1986)

Jacyra Sampaio com Zilka Salaberry na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo 

Jacyra Sampaio com Zilka Salaberry  na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio com Rosana Garcia na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio  na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo 


Jacyra Sampaio com Zilka Salaberry e Rosana Garcia na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio com o elenco da série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio com Zilka Salaberry, Dirce Migliaccio, André Valli,  Julio César e Rosana Garcia na série infantil O Sítio do Picapau Amarelo

Jacyra Sampaio com Fábio Junqueira, Edwin Luisi, Sandra Annemberg, Carlos Vereza e Haroldo Oliveira  na novela Pacto de Sangue (TV Globo, 1989)

Jacyra Sampaio com Grande Otelo na novela Sinhá Moça (TV Globo, 1986)

Fotos - acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril), Sétimo Céu (Bloch Editores), Romântica (Editora Vecchi), Melodias (Editora APA), Manchete (Bloch Editores), Cartaz (Rio Gráfica e Editora SA), Intervalo (Editora Abril), Ilusão (Editora Abril), O Cruzeiro (Diários Associados), Jornais Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Imprensa Oficial, Blog REVISTA AMIGA & NOVELAS (Césio Gaudereto), site TV Globo, Site Canal Viva, Cedoc (TV Globo), Banco de Conteúdos Culturais (www.bcc.org.br), sites diversos da Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário