quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Eva Wilma em Mulheres de Areia

Quando, em 1973,  a TV Tupi estava em pré produção da novela Mulheres de Areia, algumas das atrizes contratadas pelo canal 4 foram chamadas para fazer teste de imagem com Carlos Zara, que seria o galã da história, entre elas Márcia Maria, Maria Izabel de Lizandra, Maria Estela e  Eva Wilma. Ivani Ribeiro, a autora, bateu o martelo: Eva Wilma. E assim começou a história de um dos maiores sucessos da televisão, que mudou a vida de Eva Wilma definitivamente. Além de alçá-la ao posto de primeira atriz da Tupi, Mulheres de Areia serviu para que ela tivesse uma nova imagem de Zara, que anos depois viria a ser seu segundo e amado marido, até a morte dele em 2002.

Eva Wilma com Carlos Zara e Gianfrancesco Guarnieri numa cena de Mulheres de Areia. Ivani Ribeiro adaptava para a televisão uma antiga novela sua do rádio, As Irmãs Morrem no Mar,  que por sua vez havia sido baseada num antigo filme protagonizado por Bette Davis, chamado Uma Vida Roubada (A Stolen Life, 1946).

Mulheres de Areia marcava o reencontro de Eva Wilma com o amigo Gianfrancesco Guarnieri na TV. Eles já haviam atuado juntos na novela  Nossa Filha Gabriela (TV Tupi, 1971), também de Ivani Ribeiro 

Eva Wilma (Ruth) numa cena de Mulheres de Areia com Carlos Zara (Marcos) e Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua).
Sylvio Rocha (Floriano) e Lucy Meirelles (Isaura) eram os pais de Eva Wilma (Ruth) em Mulheres de Areia. Carlos Zara foi o Marcos.

Cleyde Yáconis era outro grande nome de Mulheres de Areia, ao lado de Eva Wilma e Carlos Zara. Na novela ela era Clarita, mãe de Marcos (Zara) e sogra de Raquel (Eva)

Eva Wilma com outro grande ator em cena de Mulheres de Areia: Cláudio Correia e Castro, o terrível Dr. Virgílio Assunção, o sogro que tinha verdadeira ojeriza à nora Raquel (Eva) 

Eva Wilma (Raquel) numa cena de Mulheres de Areia com outra grande atriz, Carminha Brandão, a Baby

Em Mulheres de Areia Edgar Franco viveu o Wanderley, o verdadeiro amor de Raquel (Eva Wilma). Mesmo depois de casada eles continuariam amantes.
Wanderley e Raquel formavam uma dupla onde imperava o mau caratismo. Grandes atuações de Edgar Franco e Eva Wilma 

Carlos Zara,  Eva Wilma  e Edgar Franco 

O assassinato de Wanderley (Edgar Franco) e a ciranda de suspeitos do crime foi um dos pontos altos de Mulheres de Areia e garantiu o suspense da trama por meses a fio.

Eva Wilma numa cena de Mulheres de Areia com Maria Izabel de Lizandra, Carlos Zara, Cleyde Yáconis e Serafin Gonzalez.

Outro grande destaque de Mulheres de Areia era Lucy Meirelles, a Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Eva Wilma, que tinha declarada preferência pela segunda.

Eva Wilma (Ruth)  numa cena de Mulheres de Areia com Cleyde Yáconis (Clarita) e Sylvio Rocha (Floriano)
Eva Wilma  numa cena de Mulheres de Areia com Cleyde Yáconis , Gianfrancesco Guarnieri e Carlos Zara. Um elenco de feras!
Silvio Rocha foi Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Eva Wilma) em Mulheres de Areia.  Gianfrancesco Guarnieri foi o inesquecível Tonho da Lua

O humilde pescador Floriano (Silvio Rocha) não conseguia entender porque a filha Raquel (Eva Wilma) tinha um caráter tão diferente do seu

Eva Wilma, Cleyde Yáconis e Carlos Zara, três grandes atores em Mulheres de Areia 

Provocado e humilhado pela mulher, Marcos (Carlos Zara) esbofeteia  Raquel (Eva Wilma) em Mulheres de Areia
 
As irmãs Ruth e Raquel (Eva Wilma) saem para um passeio de barco no mar, sem imaginar que uma tragédia as aguardava.

Numa cena desesperada, Tito (Carlos Nunes) e Tonho (Gianfrancesco Guarnieri) tentam salvar uma das irmãs que se afogaram no mar de Mulheres de Areia

Tito (Carlos Nunes) salta ao mar e resgata uma das gêmeas. Tonho (Gianfrancesco Guarnieri) sabe qual delas foi salva. 

O auge de Mulheres de Areia  foi a cena em que as irmãos se afogam. Carlos Nunes e Gianfrancesco Guarnieri salvam uma das gêmeas. A outra desaparece no mar. Terá morrido? 

Carlos Nunes, Gianfrancesco Guarnieri e Eva Wilma em Mulheres de Areia 
Tonho (Gianfrancesco Guarnieri) toma uma decisão que muda os rumos da novela 

Para as cenas onde as irmãs gêmeas se encontravam em Mulheres de Areia, havia o uso de uma dublê, Sônia Regina, com as mesmas características físicas de Eva Wilma.

Além do excelente texto de Ivani Ribeiro, a química entre casal protagonista Carlos Zara e Eva Wilma foi um dos fatores decisivos para o sucesso de Mulheres de Areia

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Ao conhecer Marcos (Carlos Zara), a bondosa e humilde Ruth (Eva Wilma) se apaixona perdidamente, mas a ambiciosa irmã Raquel , usando de seu talento para a vigarice, acaba levando o rapaz ao altar. 

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  
Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

O casamento de Raquel (Eva Wilma) com Marcos (Carlos Zara), o golpe do baú da inescrupulosa personagem, magistralmente interpretada por Eva Wilma em Mulheres de Areia 
Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia   

Logo depois de casada a alpinista social Raquel (Eva Wilma) despreza o marido bom caráter Marcos (Carlos Zara) 

Quando Raquel (Eva Wilma) desaparece num acidente de barco, sua irmã gêmea Ruth assume o seu lugar. Mas a vilã não havia morrido e volta disfarçada para fazer inúmeras confusões. Na foto Carlos Zara, num intervalo de gravação, se diverte com o disfarce da personagem.
Ruth (Eva Wilma) assume o lugar da irmã gêmea Raquel, mas o casamento com Marcos (Carlos Zara) já estava no fundo do poço.


Enquanto Raquel amava Wanderley, Ruth jamais deixou de amar o cunhado Marcos 

Na reta final de Mulheres de Areia Raquel (Eva Wilma) é assassinada, elevando ainda mais a voltagem da eletrizante novela de Ivani Ribeiro 
A exuberante e vilanesca Raquel deu a Eva Wilma espaço para ótimos momentos em Mulheres de Areia 

Ao contrário da recatada irmã Ruth, Raquel era uma mulher sexy e ambiciosa, inconformada com a vida medíocre de sua modesta família de pescadores.
 Eva Wilma em Mulheres de Areia 

Eva Wilma em Mulheres de Areia 

Eva Wilma em Mulheres de Areia 

Eva Wilma em Mulheres de Areia  
Eva Wilma com Gianfrancesco Guarnieri em Mulheres de Areia

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  
Gianfrancesco Guarnieri, Eva Wilma, Cleyde Yáconis e Yvan Mesquita comemorando o sucesso de Mulheres de Areia  

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  
Eva Wilma com Léa Camargo e Tereza Santos numa cena de Mulheres de Areia 

Eva Wilma e Carlos Zara com Gianfrancesco Guarnieri numa cena de Mulheres de Areia  
Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Eva Wilma em Mulheres de Areia
Cláudio Correia e Castro, Yvan Mesquita, Carlos Zara, Eva Wilma, Edgar Franco e Márcia Maria em Mulheres de Areia

Eva Wilma e Carlos Zara, Sílvio Rocha, Maria Estela, Antônio Fagundes e Maria Izabel de Lizandra numa cena de Mulheres de Areia

Carlos Zara e Eva Wilma em Mulheres de Areia  

Carlos Zara, Gianfrancesco Guarnieri e Eva Wilma em Mulheres de Areia  
Eva Wilma em Mulheres de Areia

Raquel, a gêmea má de Mulheres de Areia foi um dos melhores papéis de Eva Wilma na televisão  
A TV Tupi reuniu o melhor de seu cast para garantir o sucesso de Mulheres de Areia. Deu tudo certo.

fotos: acervo de Orias Elias - revistas manchete, Amiga, TV Sucesso, Contigo, Sétimo Céu, Romântica, Melodias

13 comentários:

  1. MARAVILOSAS FOTOS. VOLTEI AO PASSADO DOS MEUS 12 ANOS. VI CENAS QUE JÁ NÃO ME LEMBRAVA. ESSA NOVELA MARCOU . OBRIGADO. VALEU MESMO ELIAS.

    ResponderExcluir
  2. Quero registrar meus sinceros agradecimentos a quem criou este site e postou essas imagens. Estou estupefacto com as imagens, já que infelizmente eu não era nascido nessa época. Na falta da novela inteiramente gravada, já que restou pouquíssimo registro do vídeo original, temos as fotos!!! Estou superencantado, especialmente com a da morte da Raquel, ela está magistral, uma defunta linda e exuberante. Amo Eva Wilma, é uma diva, uma bela e talentosa diva!!! Grato a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! que bom ler isso! É uma delícia saber que não só os saudosistas curtem esse acervo! Sou grande admirador de Eva Wilma, desde quando ela fazia "Confissões de Penélope", um programa de episódios da TV Tupi. Depois vieram "Meu Pé de laranja Lima", "Mulheres de Areia", "A Viagem" e tantas outras novelas. Ela é uma atriz extraordinária!
      Obrigado pelo carinho Gabrius!
      abs
      Orias

      Excluir
  3. Uaauu porque tanta maldadedestruindo essa fantastica novsla nao assisti e çamento. Lembro que quando chegava em casa falando mil maravilhas de a barba azul a primeira novela que assisti meu pai dizia: menino besta. Essa novela nao chega em aos pes de mulheres de areia começava a narrar asaventuras das gemeas Ruth eRaquel..saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carissimo, onde você leu "maldade destruindo essa fantástica novela" nesta postagem? A postagem elogia a novela de cabo a rabo! Foi uma novela extraordinária, grande sucesso e uma das melhores já apresentadas na TV. Não entendí suas observações...
      abs

      Excluir
    2. Quando falei maldade querida me referia a tv tupi ou os seus respinsaveis que destruiram as fitas gravando outras novelas en cima

      Excluir
    3. Entendí, mas o reaproveitamento dos tapes não era feito por maldade. Era uma necessidade, pois as emissoras dispunham de pouca verba. Eram muitas fitas e além do custo do material, o armazenamento era bastante delicado, exigindo muito espaço e condições ideais de temperatura. Hoje, com a tecnologia dos meios magnéticos é simples, mas naquela época era punk. O reaproveitamento era um procedimento comum, até mesmo na TV Globo.

      Excluir
  4. edivaldochagas1@hotmail.com7 de fevereiro de 2013 20:08

    impossivel esquecer MULHERES DE AREIA,foi um marco na televisâo brasileira,REGINA DUARTE ganhou troféu imprensa por seu trabalha em SELVA DE PEDRA e dedicou a grande atriz EVA WILMA.sensacional

    ResponderExcluir
  5. apaixonei me incondicionalmente pela atriz eva wilma em 1973 com 10 de idade.fui descobrir que anos antes eu e minha familia moramos de aluguel em uma casa em campinas.adivinha quem era o proprietario?

    ResponderExcluir
  6. Mas não deixou de falir e já ficoy privado a grande sujeira de alguns la de dentro. Continuo chamando de inresponsaveis, e nada justifica reaproveitar fibovelas novelas de tamanha grandeza como Mulheres de areia ,A Barba Azul, A viagem e outros. Só merda na cabeça mesmo .por isso levaram a Tupi a falência.

    ResponderExcluir
  7. Orias o seu trabalho nesse blog e nos demais ta uma delicia . VC tá de parabéns . Eu só queria esclarecer MN melhor que nada justifica fazer regravações em cima desses trabalhos tão maravilhosos da Vivinha e outros... O resultado é que não temos nada da novela A Barba Azul e outras... Era uma visão de avestruz mesmo... E Eu sei que veio ou foi um grupo dos estados unidos propondo uma especie de sociedade e os idiotas(mesmo)não aceitaram... Resultado foram para a TV e globo e eles de kra aceitaram, e eu chorei muito com o fechamento da TV tupi Desculpe o mal entendi. O seu trabalho é admirável...

    ResponderExcluir
  8. Benedito, as novelas da TV Tupi fazem parte das boas lembranças da minha infância. Também lamentei muito o fim da emissora. Bom dividir com você essas memórias. Abs

    ResponderExcluir
  9. Depois de matar a Raquel, O César foi preso? E o final da Malu, ficou grávida também?

    ResponderExcluir