quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Yara Lins - Uma Atriz pioneira na Televisão

Yara Lins foi uma das grandes damas da televisão brasileira. Atriz pioneira, participou da cerimônia de inauguração da televisão no Brasil, sendo o primeiro rosto a surgir na telinha, lendo os prefixos das emissoras associadas. No dia 18 de setembro de 1950, ela foi convocada para dizer o prefixo da TV Tupi, que era assim: "PRF-3 Emissora Associada de São Paulo, orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina". Naquele momento, entrava no ar, a extinta Rede Tupi de Televisão,  a primeira emissora do Brasil e da América Latina e a quarta do mundo. 

Orasília Severina da Silveira nasceu em Frutal, Minas Gerais, no dia 26 de fevereiro de 1930. Em 1944 iniciou sua carreira em Belo Horizonte, trabalhando em radionovelas. Nos anoa 1950, já com uma vasta experiência no rádio, Yara Lins migrou para a televisão, atuando em teleteatros e apresentando programas de entrevistas, entre eles, O Mundo é das Mulheres, ao lado de Hebe Camargo.

Durante mais de cinco décadas de carreira, Yara Lins atuou em mais de 60 títulos entre séries, novelas, minisséries e seriados, transitando por todos os canais de televisão do eixo Rio-São Paulo, resultando uma das maiores folhas de serviço prestados à teledramaturgia por uma atriz brasileira.

Entre as personagens de destaque que interpretou na televisão, destacam-se as novelas  Paixão de Outono e O Sheik de Agadir, na primeira fase da TV Globo; O Terceiro Pecado e Os Fantoches, na TV Excélsior; Vitoria Bonelli e O Machão, na TV Tupi,  Pai Herói e a segunda versão de Selva de Pedra na TV Globo; A História de Ana Raio e Zé Trovão e Kananga do Japão, na TV Manchete; e  A Força do Amor e Acorrentada, no SBT. Seu último trabalho foi na TV Globo, onde já doente, participou da novela Laços de Família (2000) , de Manoel Carlos, seu amigo de longa data, que lhe prestava a última homenagem em vida. 

Durante uma carreira voltada intensamente à teledramaturgia, poucas foram as oportunidades de trabalho no cinema e teatro. Mesmo assim, Yara Lins fez os filmes Terra Sem Deus, sob a direção de José Carlos Burle; Senhora, dirigido por Geraldo Vietri; Jeca e Seu Filho Preto, com Mazzaropi; e Geração em Fuga, no qual teve uma grande atuação no papel de uma mulher mergulhada na crise da meia idade. 

Nos palcos, esteve no elenco de A Cabra Cabriola; Mãe da Lua; A Caipora; O Vale sem Sol; A Farsa da Esposa Perfeita; A Carta; Assim é...se lhe Parece e O Burguês Fidalgo, entre outras.

A pioneira Yara Lins, após lutar durante 10 anos contra um câncer no pulmão,  morreu no dia 28 de junho de 2004, aos 74 anos de idade, em São Paulo, devido a uma Insuficiência respiratória. 


Figura marcante, diversas vezes premiada, Yara Lins faz parte da história da televisão no Brasil e deixou como legado uma extraordinária folha de serviços prestados. Grande Yara Lins!

Yara Lins

Yara Lins
Yara Lins
Yara Lins em Pai Herói (TV Globo, 1979), novela de Janete Clair  

Yara Lins em Pai Herói

Yara Lins em Os Apóstolos de Judas (TV Tupi, 1976), novela de Geraldo Vietri

Yara Lins no programa da peça  A Carta de Somerset Maughan, montagem de 1980, no Teatro Maria Della Costa-SP

Yara Lins em Vitória Bonelli (TV Tupi, 1972), novela de Geraldo Vietri  

Yara lins, numa foto publicada no jornal Folha de São Paulo, coluna Helena Siveira Vê TV  

Yara Lins em Conde Drácula (TV Tupi)  

Yara Lins em Idolo de Pano (TV Tupi, 1974), novela de Teixeira Filho  

Yara Lins em Vitória Bonelli
Yara Lins nos anos 1950
Yara Lins numa foto da revista Amiga em 1971

Yara Lins - Foto colocada em moldura e enviada ao blog pelo Juarez, fiel admirador da atriz Yara Lins  

Yara Lins (moldura enviada ao blog pelo Juarez, admirador da atriz)

Yara Lins na novela Éramos Seis (Fotos enviadas ao blog pelo Juarez, admirador da atriz)

Tony Ramos, Yara Lins, Dênis Carvalho,  Laura Cardoso e Elaine Cristina no coquetel de lançamento da novela Idolo de Pano 

Yara Lins na novela Simplesmente Maria 

Yara Lins com Riva Blanche (esq) e Hebe Camargo no programa O Mundo é das Mulheres 
Yara Lins  




fotos - acervo de Orias Elias - revistas amiga, Contigo, TV Sucesso, Tv Guia

11 comentários:

  1. Yara Lins... quanta saudade!Obrigado meu amigo pelas imagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. beleza! essas fotos eu já tinha no computador. tenho mais material ainda não digitalizado. Quando eu postar mais imagens dela eu te aviso.
      abs
      orias

      Excluir
  2. Orias, gostaria de te mandar uma figurinha que acabei de fazer com a Yara. Como te mando?

    Ficarei aguardando, espero que tenha fotos lindas dela.
    Abs

    Juarez

    ResponderExcluir
  3. ...ENCANTADA com Sua História!!! Sou Monalisa Lins, filha de Yara Lins e me comoveu ver fotos dela que não conhecia!!! Minha Gratidão por seus Guardados e Sua Generosidade em Com-Partilhar! Pela Sensibilidade e Envolvimento! um abraço e Parabénsss pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Monalisa, legal você ter gostado da minha homenagem a essa grande atriz chamada Yara Lins. Aos poucos vou incrementando as páginas.
      Obrigado pelo carinho.
      abs
      Orias

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Orias, bom dia. Tenho uma foto nova da Yara Lins gostaria de te mandar. Não lembro mais como fiz da ultima vez que te enviei. Meu e-mail é juamiino@terra.com.br, aguardo informação sua.

    ResponderExcluir
  6. Diga-me sobre essa grande atriz,se ela trabalhou na 1a.Versão de Éramos Seis,como Lola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que se sabe, a primeira versão de "Éramos Seis" foi em 1958 na TV Record e a Dona Lola foi interpretada pela atriz Gessy Fonseca. A Segunda versão foi na TV Tupi em 1967 com Cleyde Yáconis. a terceira versão foi em 1977 também na TV tupi e a Dona Lola foi Nicette Bruno. A quarta versão foi no SBT em 1994 com Irene Ravache e a última foi em 2019 na TV Globo com Glória Pires. Yara Lins trabalhou na versão do SBT em 1994, no papel de Dona Maria.

      Excluir
  7. Meu email é desantanamariaaparecida827@gmail.comAguardo resposta.

    ResponderExcluir