terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

JORGE DÓRIA O REI DAS COMÉDIAS

Jorge Dória

Jorge Pires Ferreira , em artes Jorge Dória, nasceu no bairro de Vila Isabel,  Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1921. Filho de militar, estreou no teatro em 1942, na Companhia Eva Todor, onde permaneceu por quase dez anos. Na década de 1960, seu trabalho em teatro mais marcante é em Procura-se uma Rosa, escrita por Vinicius de Moraes, Pedro Bloch e Gláucio Gil, dirigida por Léo Jusi.

Adotou o nome artístico de Jorge Dória, em homenagem ao amigo Leoni Doria Machado, com quem escreveu As Pernas da Herdeira (1951), peça em que estreou como ator, sob a direção de Esther Leão, na Companhia da vedete Zaquia Jorge.  Atuou nas peças A Gaiola das Loucas (seu maior sucesso como protagonista no teatro brasileiro), O Avarento, Escola de Mulheres, A Presidenta, A Morte do Caixeiro Viajante, entre outras.

Estreou no cinema em 1948, com o filme Mãe.  Vieram em seguida,  Maior que o Ódio, O Assalto ao Trem Pagador, O Beijo, Minha Namorada, Bonga, o Vagabundo, Como é Boa a Nossa Empregada, A Dama do Lotação e Perdoa-me por Me Traíres.

Iniciou sua carreira na televisão em 1953, atuando na novela da TV Tupi, Delícias da Vida Conjugal. A carreira na TV consolidou-se a partir de 1969, na novela E nós, Aonde Vamos?, da TV Rio, quando já era um ator consagrado no cinema e no teatro. Mas foi a partir da sua criação de Lineu na primeira versão de A Grande Família, em 1972, que Jorge Dória se tornou uma presença constante nas novelas e nos programas de humor da TV. Seu primeiro grande papel em novelas da TV Globo foi o playboy  Bubby Mariano de O Pulo do Gato, de Bráulio Pedroso. Outros trabalhos importantes foram  o João Brandão na novela Champagne, o milionário golpista Herbert Alvaray em Brega & Chique, o terrível conselheiro real Vanoli Berval em Que Rei Sou Eu? e o implicante aposentado Emílio Castro em Meu Bem, Meu Mal, todas do autor Cassiano Gabus Mendes.

Em 2005, Jorge Dória afastou-se dos palcos e da TV por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral. Seu último trabalho  foi no humorístico Zorra Total, da TV Globo. interpretando Maurição um pai machão que queria que seu filho Alfredinho (Lúcio Mauro Filho), um desmunhecadíssimo gay, virasse heterossexual. Ao final do quadro ele perguntava: “Onde Foi que eu errei?”.


Jorge Dória morreu em 6 de Novembro de 2013, aos 92 anos de idade,  de complicações cardiorrespiratórias e renais. Aqui um pouco da trajetória desse excepcional ator de comédias.

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória com José Santa Cruz, Margot Melo e Carvalhinho

Jorge Dória com Thais Portinho e Leda Valle

Jorge Dória com Leda Valle e filho
 

Jorge Dória com Leda Valle



Jorge Dória com Fernanda Montenegro, Aurimar Rocha e Fernando Torres

Jorge Dória com Glauce Rocha, Orlando Miranda e amigos

Jorge Dória (à dir.) e homenageados com a Medalha Plá do Imperial (1973)

Jorge Dória (à dir.) e homenageados com a Medalha Plá do Imperial

Jorge Dória (centro) e homenageados com a Medalha Plá do Imperial (1974)

Jorge Dória  sendo homenageado no Programa Aerton Perlingeiro

Jorge Dória no carnaval

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória

Jorge Dória e Neuza Amaral

Jorge Dória e Nathalia Timberg

Jorge Dória

Jorge Dória
 




Fotos - acervo de Orias Elias - revistas Amiga (Bloch Editores), Contigo (Editora Abril), Sétimo Céu (Bloch Editores), Ilusão (Editora Abril), Romântica (Editora Vecchi), Melodias  (Editora APA), Manchete (Bloch Editores), Cartaz (Rio Gráfica e Editora SA), Intervalo (Editora Abril), O Cruzeiro, Jornais Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Imprensa Oficial, Acervo Funarte, Blog TUDO ISSO É TV (Césio Gaudereto), site TV Globo, Site Canal Viva, Cedoc (TV Globo), sites diversos da Internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário