quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eloísa Mafalda em Gabriela

Coube a Eloísa Mafalda interpretar uma das personagens mais marcantes de Gabriela, a Maria Machadão, dona do Cabaré Bataclan, palco de importantes cenas da novela escrita por Walter George Durst, numa brilhante adaptação da obra prima de Jorge Amado, dirigida com maestria e genialidade por  Walter Avancini

Maria Machadão (Eloísa Mafalda)  chora a morte do seu papagaio em Gabriela numa cena com Nassib (Armando Bógus) e Dr. Eziquiel (Jayme Barcellos). Grandes atuações. 

Maria Machadão (Eloísa Mafalda) entrega sua protegida Mariquinha (Margarethe Boury) para o Coronel Jesuíno (Francisco Dantas), num ritual simbólico do Bataclan. A grande cafetina realizou uma verdadeira festa de casamento para a iniciação da garota na prostituição.

Dr. Eziquiel (Jayme Barcellos) reverencia a poderosa Maria Machadão (Eloisa Mafalda), a comandante do Bataclan, o cabaré de Ilhéus

Maria Machadão (Eloisa Mafalda) mostra o "quarto de núpcias", onde o Coronel Jesuíno (Francisco Dantas) passará a noite com a virgem Mariquinha.

Eloísa Mafalda em Gabriela

O papagaio Seu Osório era o companheiro inseparável de Maria Machadão (Eloisa Mafalda) em Gabriela. Segundo ela, a ave era seu único amigo verdadeiro.

O envolvimento político de Maria Machadão (Eloisa Mafalda) com o progressista Mundinho Falcão (José Wilker) irá despertar a ira dos coronéis da cidade de Ilhéus, que como represália destróem o Bataclan e matam Seu Osório, o papagaio da cafetina.
Após trair Nacib (Armando Bógus) com Tonico Bastos (Fúlvio Stefanini), Gabriela (Sonia Braga), expulsa pelo turco, é acolhida por Maria Machadão (Eloisa Mafalda) no Cabaré Bataclan. Para Gabriela o sexo era apenas uma fonte de prazer, sem os pecados que a religião lhe impinge.

Eloísa Mafalda em Gabriela
Eloísa Mafalda em Gabriela

Eloísa Mafalda em Gabriela


fotos: acervo de Orias Elias - revistas Amiga, Romântica, Contigo

Um comentário:

  1. Muito bacana o blog!!!
    Acabei de descobrir, mas já vou dar uma olhada em tudo...
    Só fiquei curiosa sobre a cidade em que nasceu, já que também sou do interior de SP.
    Abraços!
    Cyci

    ResponderExcluir